Sessão #33

Quebramos a nossa rotina para acolher uma média-metragem de Luís Porto, dia 11 de fevereiro, sábado, às 22h na Incubadora do Centro Histórico de Viseu.

“Boca do Inferno”  é uma produção inspirada pelo encontro entre o poeta Fernando Pessoa e o mago, escritor, alpinista e ocultista Aleister Crowley. Duas personalidades muito diferentes que em comum tinham pouco mais que o interesse em esoterismo. Quando o último desaparece, um detective inglês começa uma investigação minuciosa: terá sido realmente um suicídio, como noticiado? Ou um homicídio? Estas são algumas questões levantadas por esta obra que se navega entre o noir e o surreal.

O DIA 11 DE FEVEREIRO: RESUMO

Reunidos a um sábado, era evidente o quão especial era a ocasião. A projetar estava apenas um filme: “Boca do Inferno”. Durante mais de quarenta minutos, o público desfrutou desta média-metragem ancorada no encontro de duas figuras preponderantes do séc. XX, Fernando Pessoa e Aleister Crowley. Uma obra que entrelaça a ficção e a realidade com uma destreza rara, enriquecendo-a, embelezando-a.

O obreiro desta teia cinematográfica, rodada numa única localização com recurso à flexibilidade de um cenário de teatro montado como um puzzle, é Luís Porto. O realizador juntou-se a nós para partilhar o seu processo criativo, explicando as várias fontes às quais recorreu na construção do guião. Partilhou também detalhes dos momentos de produção e rodagem, as dificuldades de trabalhar com poucos dias, a fluidez de lidar com uma criação bilingue e muito mais numa noite rica em cinema e poesia.

QUANDO?
11 de fevereiro, 2023. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Luís Porto

INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com