Sessão #02

Apesar de ser muito mais do que um festival de cinema, o projeto short/age – Shortfilms for a New Age pretende também assumir essa valência, nem que seja pelo facto de ser o herdeiro natural de uma tradição de quase 9 anos de exibição de cinema curto em Viseu. Assim, a nossa segunda sessão será dedicada à exibição de curtas-metragens em competição.

Começaremos por vincar o carácter internacional da nossa programação, apresentando a curta-metragem ‘Kiss Me Through The Window’, realizada pela japonesa Sari Kodaka, um filme que faz justiça à habitual qualidade da cinematografia daquele país.
Em seguida será exibido o filme ’19’, do realizador Hernâni Duarte Maria, uma curta-metragem ‘nascida da pandemia’, filmada durante o confinamento de 2020, cuja fotografia em preto e branco ajuda ao conceito distópico que o filme deixa perceber.
A sessão terminará com a projeção da curta-metragem ‘A Rainha’, realizada por Lúcia Pires, que estará presente na sessão. É um filme que nos propõe uma reflexão sobre o Feminino e sua ligação com a terra, mas também um desafio para que o espectador questione as suas próprias crenças e o seu conceito de ‘mito’.

O DIA 25 DE JUNHO: RESUMO

As sessões cinema do short/age – Shortfilms for a New Age começaram com uma curta que reflete sobre o confinamento, “19” de Hernâni Duarte Maria é um olhar sobre a dor que nos tem atravessado e o vazio que fica de um mundo à porta fechada.
A presença de Lúcia Pires, atriz e realizadora de “A Rainha”, um falso documentário, fala-nos sobre a mentira e, mais do que isso, de como nascem e o que podem significar, para nós e para uma sociedade, os mitos.
A sessão terminou com uma curta-internacional, algo que será comum nas sessões de competição deste ano. Desta feita, exibimos “Kiss Me Through The Window”, um filme da japonesa Sari Kodoka.

QUANDO?
25 Junho, 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Lúcia Pires

INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com