Sessão #04

Um dos projetos-âncora da aventura cinematográfica short/age – Shortfilms For a New Age é a exibição de curtas-metragens.
Nesta sessão contaremos com a presença de mais três convidados.
O primeiro filme será ‘Land der Gegenden’ (Land of districts), do realizador alemão Andreas Gruetzner. Trata-se de uma montagem experimental de imagens de 1973, filmadas numa instituição em Hamburgo, onde viviam pessoas que eram consideradas doentes mentais.
Em seguida, conheceremos Sofia Bairrão, realizadora, produtora e designer gráfica, que vem apresentar-nos ‘Milena Milena, Sentinela da Madrugada’, curta-metragem escrita e realizada por si. É um filme que entrelaça os sentimentos de saturação e desejo de liberdade, sugerindo o caminho do isolamento como estratégia corajosa para uma transformação pessoal.
A sessão encerrará com ‘Consequência’, uma curta-metragem escrita e realizada por Virgínia Barbosa, que também estará presente para uma conversa com o público. O filme fala-nos de um homem que procura descobrir o poder das cartas, num misterioso encontro com um mágico. O desenrolar da história leva-nos a questionar se devemos alimentar uma obsessão, quando não sabemos os riscos que, de facto, corremos. Pedro Caldeira, corresponsável pela montagem e o som direto também estará presente.

O DIA 16 DE JULHO: RESUMO

Num horário menos comum, às 21h de 16 de Julho voltamos a abrir portas a uma sala esgotada para assistir a três belos filmes. Primeiro foi a obra de “Land der Gegenden”, do alemão Andreas Grutzner que nos deixou a pensar.
Depois, “Milena Milena, Sentinela da Madrugada”, de Sofia Bairrão, trouxe-nos uma história inspirada na personagem Edwin Boomer do conto “The Sea and Its Shore”, de Elisabeth Bishop.
Por fim, Virgínia Barbosa, num filme que apelidou “de escola”, trouxe-nos na verdade um excelente exercício em realização. “Consequência”, parte de um truque de magia para nos mostrar os efeitos do fim de uma relação.
As duas realizadoras juntaram-se no fim da exibição para conversarem com o público sobre os diferentes aspetos que motivaram as suas respetivas criações e alguns dos pontos de contacto que, não se conhecendo, unem ambas as obras.

QUANDO?
16 Julho, 21h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Sofia Bairrão e Virgínia Barbosa

INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com