Sessão #32

“Boca Cava Terra” vai ser o filme no foco da sessão #32 do short/age – Shortfilms for a New Age e, para o conhecermos melhor, começamos por ler o argumento com o realizador, Luís Campos.
Esta não é uma sessão de cinema regular. A atenção vira-se primeiro para o papel e para a ideia que gerou esta criação em que o autor conta a história de uma criança que é entregue a um homem que não está disposto a reconhecer a sua paternidade. O público é convidado a ler e discutir os temas que inevitavelmente surgem. Depois, pela primeira vez numa sessão deste tipo, a curta será exibida e poderemos apreciar as diferenças entre a intenção e o que é concretizado.
Para fãs de cinema, esta é uma oportunidade rara de ficar imerso no processo criativo e conhecer algumas facetas que raramente se tornam conhecimento comum na produção de um filme.
A sessão acontece dia 20 de janeiro, às 22h na Incubadora do Centro Histórico de Viseu.

O DIA 20 DE JANEIRO: RESUMO

Dedicada à leitura e discussão de argumento acolhemos o realizador Luís Campos, numa sessão que foi muito para lá do papel. Em foco esteve a sua mais recente curta-metragem “Boca Cava Terra”, uma obra onde acompanhamos um homem que nega a sua parentalidade e uma criança à deriva.

Reunidos em círculo, a leitura fez-se distribuindo os papéis entre todos e a discussão lançou-se com questões de todos os lados. Foram-se despindo camadas à medida que Luís Campos revelou as suas intenções por detrás da escrita, mas haveria mais para desvendar. Pela primeira vez neste género de sessões, tivemos oportunidade de desfazer o círculo e virarmo-nos para a tela. Vimos o filme. É uma experiência distinta conhecer o que nasce de um argumento logo após o ler. A expetativa da nossa imaginação contrasta com as dificuldades da realidade e muito da conversa que se seguiu focou-se no que é possível produzir; no que pareceu resultar no papel, mas não funcionou depois de filmado; no que superou as expetativas, quando antes parecia um pormenor discreto.

Foi uma noite surpreendente, onde todos ficamos a conhecer um pouco mais de cinema.

QUANDO?
20 de janeiro, 2023. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Leitura e discussão de argumento + exibição de filme

COM QUEM?
Luís Campos

INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com