Sessão #31

Começamos este ano com uma sessão que reúne três visões do isolamento: o que escolhemos, o que nos é imposto, o imprevisto.

A segunda temporada do short/age – Shortfilms for a New Age continua em 2023 com uma sessão de competição onde contamos com a presença do realizador Pedro Albuquerque Vieira que nos traz “Isolaramente”. Este documentário observa de perto uma pequena aldeia de xisto no sopé da Serra de São Macário e de como os seus seis habitantes lideram com a leis do confinamento.

“Nestor”, de João Gonzalez é a outra obra portuguesa em competição. Esta animação desenvolvida durante o seu mestrado na Royal College Art mostra-nos um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos que habita um barco-casa.

A fechar a sessão temos “Pogrzebanie” do polaco Jerzy Czachowski. Uma ficção que nos leva a questionar as boas intenções de todas as personagens.

O DIA 13 DE JANEIRO: RESUMO

Na primeira sessão de 2023 abraçámos três curtas incríveis. “Nestor” de João Gonzalez é uma obra que demonstra um talento e uma atenção a detalhe raros. Infelizmente o realizador não conseguiu estar presente por se encontrar em Londres, quem esteve sim foi Pedro Albuquerque Vieira com “Isolaramente”. Esta curta é um documentário sobre a Aldeia da Pena e como conviveram com a pandemia. O mais extraordinário é a proximidade que Pedro conseguiu com apenas algumas visitas, como nos explicou.
A sessão fechou com uma obra que nos chegou da Polónia, apresentada com um pequeno greeting-video, “Porgrzebanie”, de Jerzy Czachowski, é simples e inesperada, simultaneamente profunda e comovente.

QUANDO?
13 de janeiro, 2023. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Pedro Albuquerque Vieira

INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com