Sessão #12
Para 1 de outubro, preparámos uma sessão repleta de curtas que nos falam de amor, pelo outro, pela vida, pela arte.
“Madonne”, uma obra do italiano Maurizio Lombardi, tem como cenário de fundo uma carruagem de comboio onde “um sussurro de corações vindos de direções opostas” resulta numa paixão inesperadamente bonita. Também de Itália, chega-nos outra história de amor, desta feita realizada por Eros Gioetto: “Aì” cruza um curioso engenheiro de som com uma bailarina chinesa que, sem outra forma de comunicarem, recorrem à única linguagem que têm em comum, a arte.
Com “Dajla – Cinema e esquecimento”, de Arturo Dueñas, dá-nos a conhecer a vida num dos campos de refugiados sarauís no sul da Argélia e o que movem que nele habita. Por fim, em “Oltre I Giganti” de Marco Renda encontramos um Dom Quixote numa batalha que já lhe é constante, até que se cruza com uma criança.
Entre esperança e encontros se concretiza a 12.ª sessão do short/age – Shortfilms for a New Age.
O DIA 1 DE OUTUBRO: RESUMO
O plano inicial para esta noite era ler um guião e trocar ideias sobre a sua criação. Infelizmente, esses planos foram adiados. No seu lugar, abraçámos o cinema curto italiano com a exibição de 3 curtas-metragens: “Aì” de Eros Goetto; “Madonne” de Maurizio Lombardi e “Oltre I Giganti” de Marco Renda. Todas elas contam histórias de amor e de sonho. Para encerrar, fizemos uma viagem ao sul da Argélia com o trabalho do espanhol Arturo Dueñas “Dajla – Cinema e Esquecimento”, uma lembrança sobre terras e pessoas esquecidas há 45 anos.
QUANDO?
1 Outubro, 2021
ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.
O QUÊ?
Mostra de Cinema
COM QUEM?
Apresentado por Luís Belo
INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com