Sessão #69
O cinema curto volta a acender-se no Círculo com três histórias sobre a mudança do mundo, das pessoas e das pequenas coisas que definem o tempo em que vivemos. Entre o humor ácido, a ternura da memória e o retrato íntimo do quotidiano, esta sessão convida-nos a olhar para as transformações que nos rodeiam.
Em “T-Zero”, Vicente Nirō apresenta-nos um retrato sarcástico de um país onde os apartamentos encolhem e a ganância cresce. Nesta animação, um agente imobiliário tenta fechar negócios absurdos num cenário que, para alguns de nós, parece familiar demais.
“A Viragem do Milénio”, de Alberto Seixas, leva-nos até 1999, às vésperas do bug do ano 2000, para acompanhar a infância despreocupada de Maria e dos seus amigos no interior de Portugal. Um tempo mais lento, com tardes longas e medos pequenos, onde se esconde também uma melancolia subtil: o fim de uma era.
Vinda da Hungria, “The Girl Upstairs”, de Vanda Flaisz, mergulha-nos na intimidade de um jovem casal que vive paredes-meias com o silêncio. Num quotidiano imóvel, a possibilidade de mudança abre espaço para dúvidas, afastamentos e para a difícil arte de comunicar o que sentimos.
Três filmes, três formas de explorar o que nos move e o que nos prende.
O DIA 15 DE NOVEMBRO: RESUMO
Nem a Cláudia, que foi a designação para a tempestade do dia; nem a falta de luz no restaurante ou a sopa entornada, impediram esta sessão de começar com uma bela obra perante uma sala cheia. “A Viragem do Milénio”, como Alberto Seixas nos explicou, partiu das suas inquietações de criança confrontada com o fim do mundo — devido ao bug do ano 2000 — para espelhar outros fins, e a forma como lidamos com eles. Um filme que, durante a rodagem, foi mais do que um filme, capaz de criar uma comunidade e de deixar rastos do vagar e da criatividade de antigamente.
Com Vicente Nirō, e o seu “T-Zero”, mergulhámos na miséria que é procurar casa em Portugal. Felizmente, o sentido de humor do realizador trouxe outra luz ao problema e, com sorrisos, conversámos sobre as nuances da animação e os caminhos que podemos seguir.
A sessão encerrou com um filme da realizadora húngara Vanda Flaisz. “The Girl Upstairs” retrata um casal que, devagar, revela demasiadas diferenças e a necessidade de agir impera.
QUANDO?
15 de Novembro, 2025. 21h30. Sábado.
ONDE?
CCCV – P1 na Rua do Comércio, 108. Viseu
(Antiga Incubadora do Centro Histórico)
Ver no Mapa
O QUÊ?
Sessão de cinema
COM QUEM?
Vicente Nirō e Alberto Seixas
QUANTO TEMPO?
90 minutos
RESERVAS
No formulário abaixo, ou
geral@shortfilmsforanewage.com
