Anúncio dos guiões selecionados para publicação
Na 3.ª Open Call dos Novos Argumentos recebemos 101 obras em competição.
Ao júri (João Canelo, Luís Campos e Vera Casaca) coube a responsabilidade de selecionar 8 guiões para serem publicados no 6.º volume do projeto Novos Argumentos e, entre esses, escolher o que mais se destacou.
O prémio de Melhor Guião vai para Joana Caiano e Beatriz Catarino com “A Ordem das Coisas”. “Lebzome” de Francisco Felicidade mereceu uma Menção Honrosa. Os trabalhos de Matilde Guimarães, Lourenço Vaz, Rita Duque, Danilo Bastos Godoy, Duarte Henriques e Luís Miguel Rocha são os restantes selecionados desta edição. Estes são os oito guiões que serão publicados neste volume.
Queremos agradecer o esforço e a dedicação ao cinema que todos demonstraram. Mesmo depois de três anos, continua a ser surpreendente a adesão e a qualidade dos argumentos que recebemos. É um lugar comum, mas é, de facto, cada vez mais difícil escolher os trabalhos que mais se destacam. É evidente que Portugal tem muito para oferecer nesta área, e tudo começa pela escrita. Esperamos que muitos destes guiões se possam transpor para a tela!
Da nossa parte, pretendemos regressar em 2026 com uma nova edição. Àqueles que não foram escolhidos este ano, haverá mais oportunidades. Importa continuar a escrever, filmar e partilhar histórias. Este projeto nasceu com o intuito de descobrir novas narrativas e criar pontes entre quem escreve e quem realiza, e é essa rede que queremos continuar a fortalecer. Por agora, convidamo-vos a descobrir as obras selecionadas, que serão publicadas na nossa plataforma no decorrer dos próximos meses, até janeiro do próximo ano, com ilustrações originais de Rosário Pinheiro, e a celebrar connosco a importância do guião.
15 Novembro, 2025
