Sessão #45

Nesta sessão exploram-se as diferentes nuances da relação de cumplicidade que se estabelece entre um realizador e a personagem/protagonista do seu filme. Seja numa ficção, como em “Saturno”, ou num registo documental, como em “Heaven Is On My Side”, trata-se de uma construção que conduz o filme numa determinada direção, por vezes inevitável, mas sempre enriquecedora.

“Saturno” conta-nos a história de Caveirinha, um humilde pescador que vive num alojamento social difícil e que, após a morte do seu filho no mar, enfrenta a dificuldade de enterrá-lo com dignidade. Mas a história ganha várias camadas e transforma-se em algo ainda maior.

Em “Heaven Is On My Side”, João “Massas” de Macedo desvenda-nos a espiritualidade que se esconde por detrás dos desafios pessoais na sua relação com a Natureza. A dialética entre uma atriz e um não-ator e a linguagem vintage da película Super8 assumem-se, num e noutro filme, como estratégias diferentes, mas que emprestam um vinco diferenciador quer na estética, quer na linguagem.

Será ainda exibido um filme estrangeiro, “Ficciones”, realizado por Teo Planell e Alejandra Kikidis (Espanha). Através dele vamos conhecer Fátima e Alex e os seus pontos de vista opostos sobre o que é o cinema e a vida, cruzando-se de forma genuína e levando-nos a refletir sobre o valor do amor e da amizade.
A sessão acontece dia 24 de novembro na Incubadora do Centro Histórico, com início às 21h30.

O DIA 24 DE NOVEMBRO: RESUMO

A sessão começou com a curta Heaven Is On My Side, um filme de Marco Espírito Santo que, como nos explicou, capta um pedaço da vida de João “Massas” de Macedo e a sua coragem em enfrentar regularmente as maiores ondas do mundo como surfista na Nazaré. O realizador equipara essa experiência como algo próximo do divino, justificando assim a sobreposição de um sermão sobre as imagens captadas em película Super 8.

Seguiu-se Luís Costa, realizador que marcou a sua sexta presença numa sessão nossa desde 2014. Acompanhar a evolução da sua obra tem sido fascinante e com Saturno, curta que corealizou com André Guiomar, entramos num universo duro em que somos inundados pela tristeza das personagens. Falaram-se de vários aspetos dos filme, destacando-se uma reflexão: “(…) é pouco o tempo de uma curta e não é possível explorar tudo o que queremos. (…) Neste filme [Saturno], explorou-se um sentimento. E talvez uma curta possa ser um isso, um sentimento.”

A noite encerrou com Ficciones, uma história de amor enternecedora que começa num videoclube. A obra pertence a Teo Planell e Alejandra Kikidis, dois jovens espanhóis que escreveram, interpretaram e realizaram o seu próprio filme. O cinema também se faz assim.

QUANDO?
24 de novembro, 2023. 21h30

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Luís Costa, André Guiomar e Marco Espírito Santo

INSCRIÇÕES
geral@shortfilmsforanewage.com