Sessão #25

Na vigésima quinta sessão, a competição desta segunda temporada do short/age – Shortfilms for a New Age continua com três filmes e três presenças.

“Samanta: Má ou Santa”, do realizador Lourenço Vaz, nasceu precisamente de uma competição, uma em que a equipa é desafiada a criar um filme em 48 horas. Apesar das enormes restrições, o resultado não o transparece. Esta é uma curta-metragem que imagina a chegada de uma mulher ao purgatório, e que para de lá sair terá de enfrentar um vil painel de juízes. A seguir, Sebastião Salgado apresenta-nos “Cuidado”, uma obra adaptada de um conto de Raymond Carver que se debruça por temas como a falta de comunicação e a dependência, através da história de um amor a caminho do fim.
A noite termina com “Caroline Sur Le Toit”, uma obra de ficção de Alejandro Bordier que nos chega do Luxemburgo. Nela, o realizador e argumentista apresenta-nos Caroline, uma mulher que – depois de demasiado tempo negligenciada – procura a todo o custo chamar a atenção daqueles que a rodeiam.

Esta sessão acontece na Incubadora do Centro Histórico de Viseu, dia 21 de outubro às 22h00, e conta com a presença dos realizadores Sebastião Salgado e Lourenço Vaz e da atriz e produtora Sofia Mirpuri para partilharem alguns dos métodos e intenções por detrás das suas criações.

O DIA 21 DE OUTUBRO: RESUMO

Com os dias a arrefecer, a sala voltou a encher-se para mais uma sessão de competição do short/age – Shortfilms for a New Age. Primeiro assistimos à curta-metragem “Cuidado” de Sebastião Salgado, que nos mostra um homem em desespero depois de perder o seu amor. Por questões de saúde, o realizador não conseguiu viajar até Viseu, no entanto, juntou-se a nós por videochamada. É um sinal dos novos tempos que as nossas perguntas possam viajar quilómetros e ser respondidas de imediatos. E muitas questões teve o público, sobre como Sebastião adaptou o filme a partir de um conto; ao cuidado com o desenho de som; à minúcia que transparecia no trabalho de ator.

Seguiu-se “Samanta: Má ou Santa”; um filme que apesar de ter sido feito em apenas 48 horas e com uma série de limitações, mostrou-se capaz de ultrapassar o formato para contar a história de uma mulher que é muito mais que uma única decisão. Para falar desta curta tivemos o realizador, Lourenço Vaz, e a atriz e produtora Sofia Mirpuri. A veia de produtora de Sofia foi transparente ao agarrar as perguntas com entusiasmo, esclarecendo-nos sobre as várias peripécias que envolvem fazer um filme com tão pouco tempo, salientando, tal como Lourenço também acabaria por frisar, a importância de uma única localização, que permitiu focarem as energias noutros aspetos importantes: a história; a imagem; as interpretações.

Alejandro Bordier falou-nos, num curto vídeo de apresentação, de “Caroline Sur Le Toit”, a sua primeira curta profissional. Nela acompanhamos uma mulher exausta da sociedade e pronta a desistir; embora pareça uma óbvia protagonista, o destaque vai para a população que assiste do chão. Entusiastas, encorajadores, revoltados ou indiferentes, esta massa humana é capaz de nos fazer rir e chocar. Uma curta que nos deixa a refletir não só em nós próprios, mas no lugar que ocupamos na cidade em que vivemos.

QUANDO?
21 de outubro, 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Lourenço Vaz, Sofia Mirpuri e Sebastião Salgado

INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com