Sessão #10

O cinema experimental não passa muitas vezes pelas sessões do short/age – Shortfilms For a New Age. Tentando contrariar essa ausência, exibiremos a curta-metragem ‘Chapter One: The Arrival’, realizada por Sara Carneiro. A realizadora, que estará presente na sessão, fez a sua formação na Faculdade de Belas Artes do Porto e é artista residente em Moçambique, onde dá aulas de Multimédia e Artes Visuais. Sara quis, com este filme, construir uma metáfora das viagens marítimas durante a expansão portuguesa e uma reflexão sobre a História.

‘Garças’, filme realizado por Gabriela Nemésio Nobre, é outro dos filmes em competição nesta sessão. A realizadora tem formação artística em Artes Gráficas, Design e História da Arte, mas foram as aulas de História do Cinema que a trouxeram para o universo dos filmes. A curta-metragem que nos apresenta é autobiográfica, quase um documentário ficcionado, em que Gabriela nos conta uma pequena história acerca de uma família que passa as férias na casa de um amigo, na montanha. A chegada de um grupo de amigos vem perturbar a paz e a protagonista adolescente perde o equilíbrio e a sensatez quando deixa de ser o centro das atenções da sua mãe.

Brigitte Grüter (Suíça), é a realizadora do filme estrangeiro da sessão. ‘Frida’ é uma jovem perdida, de alguma forma. “Um dia, bem cedo, percebe que está atrasada para um compromisso. Mas um pássaro bate no vidro da janela do seu quarto e morre. Agora, ela tem que se livrar desse animal.”

O DIA 24 DE SETEMBRO: RESUMO

Os dias começam a arrefecer, mas o ambiente na nossa sala de cinema é sempre quente.

Esta décima sessão arrancou com “Garças”, uma curta-metragem de Gabriela Nemésio Nobre que nos dá a perspetiva de uma adolescente algo perdida depois de uma operação ao nariz. Depois de uma narrativa convencional, fomos até ao outro espectro do cinema com “Chapter One: The Arrival”. Este trabalho de Sara Carneiro é um filme experimental que, como a própria nos explicou durante a sessão, é repleto de simbologias, mas está preparado crescer dentro de cada espectador com essas ou outras interpretações.

A sessão encerrou com uma curta que nos chegou da Suíça, “Frida” de Brigitte Gruter. A realizadora assinalou a sua presença através de um greeting video, e lançou o mote do próprio trabalho: uma jovem que viu o seu dia descarrilar quando um pássaro bate contra a janela do seu quarto e morre.

QUANDO?
24 Setembro, 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Sara Carneiro

INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com