Sessão #06
Na sessão #06 regressamos ao cinema curto português e à presença de convidados na sessão.
Susana Ramalho Marques vem apresentar-nos o documentário “Litoral Oeste, 9”, o seu retrato deste confinamento. A narrativa é sustentada por três personagens: a casa; a sua mãe (que também estará presente na sessão), e a espaços, Zorro. Esta curta-metragem com nome de endereço postal, é uma carta de amor, sob a forma de um plano subjetivo da terceira personagem, a realizadora.
Depois, apresentamos “À Vida”, um filme produzido em 48 horas, formato difícil e sempre desafiante. André Costa, o realizador, quer levar-nos a questionar a forma como usamos o tempo, ou melhor, a consciência do tempo que nos resta. Esta é a premissa desta curta-metragem. A produção do filme, sempre preponderante neste formato de 48h, levou-nos a convidar também a produtora do mesmo, Marina Paixão, para estar presente.
Será também exibido um filme estrangeiro, desta vez oriundo do Reino Unido, mas com um perfume absolutamente asiático. Através de uma linguagem e uma estética assumidamente experimentais, “Green Thoughts”, realizado por William Hong-Xiao Wei, é um filme sobre encontro e despedida, sobre perda e ausência. Rejeitando um determinado enredo ou lógica narrativa, o filme é uma composição das mudanças subtis de sentimento e sugere-nos a subjetividade de suas personagens femininas.
O DIA 13 DE AGOSTO: RESUMO
Já com a sala cheia esperámos que as dez badaladas, ecoando a partir da Sé, findassem para que a sessão pudesse dar início. Foi “Litoral Oeste, 9” que tivemos oportunidade de ver primeiro. Trata-se de um documentário que retrata os primeiros dias de confinamento em 2020. A realizadora Susana Ramalho Marques capta a rotina na casa da sua mãe com uma honestidade rara. Durante a conversa, tivemos também a oportunidade de falar com a protagonista do filme que, embora tímida, se mostrou orgulhosa da exibição e claro, da filha.
Depois, André Costa (realizador) e Marina Paixão (produtora), trouxeram-nos “À Vida”, uma curta-metragem que acompanha o crescimento emocional de uma personagem após um evento traumático. Este foi um trabalho realizado por uma equipa de 26 membros ao longo de 48 horas. Uma produção complexa que só a experiência na área pode garantir resultados positivos. E teve-os, afinal este é um trabalho multipremiado.
Por fim, William Hong-Xiao Wei não esteve presente, mas envio-nos um pequeno vídeo em que agradeceu a todos os presentes e apresentou o seu filme “Green Thoughts”, uma história de amor contada pela lente de uma memória. Um poema.
QUANDO?
13 Agosto, 22h00
ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.
O QUÊ?
Sessão de cinema
COM QUEM?
Susana Ramalho Marques, André Costa e outros convidados
INSCRIÇÕES
shortageonline@gmail.com