Sessão #48

Na primeira sessão de 2024 regressamos ao cinema curto português e retomamos o hábito da presença dos realizadores. Serão exibidas as curtas-metragens “Um Som em Movimento”, de Ricardo Teixeira e “Das Duas Uma”, de Bernardo Gomes de Almeida. A sessão terminará com o filme “Revelation of John”, do realizador eslovaco Andrej Kolencik.
Nas duas curtas portuguesas, “Um Som em Movimento” e “Das Duas Uma”, são exploradas as histórias de personagens que enfrentam desafios pessoais e emocionais, lidando com mudanças fundamentais nas suas vidas. Apesar de abordarem diferentes contextos e desafios, ambos os filmes compartilham uma temática central: a superação de obstáculos.
Em “Um Som em Movimento”, a superação relaciona-se com a adaptação a uma nova realidade física e emocional, na qual Joana e Rodrigo lidam com a mudança de perspetiva e o desafio das limitações físicas. No filme “Das Duas Uma”, a superação está ligada à aceitação da identidade pessoal das personagens e à resolução de problemas no relacionamento entre Alice e Diana, enfrentando a transformação das suas identidades individuais e o confronto com a realidade externa.
O mesmo tema está também em “Revelation of John”, filme que entrelaça um quotidiano encantador na união de dois seres com um meta-universo de momentos de solidão.
São, assim, três retratos diferentes da busca pela felicidade, mergulhados nas complexidades das relações e das experiências individuais diante das adversidades da vida, para assistir sábado, dia 13 de Janeiro, às 21h30 na Incubadora do Centro Histórico.

O DIA 13 DE JANEIRO: RESUMO

Nada melhor do que começar um novo ano de sala cheia. Foi assim que recebemos os dois realizadores que nos fizeram companhia nesta noite. Bernardo Gomes Pereira trouxe-nos “Das Duas Uma” e falou-nos de como ainda é possível criar por prazer. Afinal, mesmo para quem trabalha em cinema profissionalmente, o cinema também pode ser um escape quando explorado de outras perspetivas. Já Ricardo Teixeira deixou-nos ver e escutar “Um Som em Movimento”, uma obra que nasce de uma encomenda comercial, mas que vive muito para lá do que a despoletou. Trata-se de um filme cheio de coração, criado com engenho e paixão, bem claro nas palavras que o realizador partilhou connosco.
Por fim, a obra do eslovaco Andrej Kolencik, com a sua visão comovente sobre o amor para lá do espaço e do tempo, foi a película certa para encerrar a noite.

QUANDO?
13 de janeiro, 2024. 21h30

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico. Viseu.

O QUÊ?
Sessão de cinema

COM QUEM?
Bernardo Gomes de Almeida e Ricardo Teixeira

INSCRIÇÕES
geral@shortfilmsforanewage.com